A infância é uma das fases mais importantes da vida, que deve ser aproveitada ao máximo pela criança e pelos seus pais.
Cada etapa do desenvolvimento infantil tem características específicas e para cada uma delas existem brinquedos específicos que podem ajudar no desenvolvimento e na diversão da criança.
Por isso, neste post vamos falar sobre as fases da infância e os brinquedos mais adequados para cada uma delas.
Nós somos a VR aluguel de brinquedos para festa infantil se você é uma mãe ou um pai que está planejando alugar brinquedos para a festa do seu filho, esse post é para você!
Recém-nascidos (0 a 3 meses)
Os recém-nascidos precisam de cuidados especiais, têm seus estímulos limitados e necessitam de muita atenção e interação dos pais.
Os brinquedos recomendados para essa fase são basicamente aqueles que estimulam a percepção sensorial, como os móbiles de berço que ajudam a estimular a visão e, consequentemente, favorecem o desenvolvimento cerebral do bebê.
Bebês (3 a 12 meses)
Os bebês desta fase já têm mais habilidades e começam a interagir com o ambiente ao seu redor.
É importante oferecer brinquedos que promovam o desenvolvimento cognitivo e sensorial, como chocalhos e mordedores que estimulam o tato e a audição.
Além disso, eles já começam a engatinhar, por isso, tapetes de atividades com diferentes texturas e sons também são uma boa escolha.
Crianças pequenas (1 a 3 anos)
Nessa fase da infância, a criança já está desenvolvendo a coordenação motora, habilidades sociais e a linguagem.
Portanto, brinquedos que promovam essas habilidades são os mais indicados, como blocos de montar, bonecas, jogos de encaixe, bolas, carrinhos, entre outros.
É importante que sejam brinquedos seguros, pois os pequenos nessa idade gostam de explorar as coisas.
Crianças em idade pré-escolar (4 a 6 anos)
As crianças nesta fase já estão mais independentes e desenvolvem mais as habilidades motoras finas (como pegar, recortar e colar) e a imaginação.
Brinquedos que estimulem a criatividade e a imaginação, como tintas, massinhas, quebra-cabeças, casinhas, fantasias, bicicletas com rodas auxiliares ou patinetes, são ótimas opções para essa idade.
Crianças em idade escolar (6 a 12 anos)
As crianças que frequentam a escola já estão em um outro patamar de desenvolvimento.
Elas já têm uma grande variedade de habilidades e estão aprendendo novas informações a cada dia.
Nessa fase, os brinquedos que podem ser mais úteis são jogos educativos, kits de ciências, bolas, jogos de tabuleiro, jogos de construção, estilingues, entre outros.
Mas é importante não se esquecer de que a criança ainda quer se divertir, então é de bom agrado incluir brinquedos mais recreativos, como piscina de bolinhas, infláveis, por exemplo.
Conclusão:
Os brinquedos são uma forma importante de incentivar o desenvolvimento infantil.
Além de serem divertidos, eles ajudam a desenvolver diferentes habilidades específicas em cada fase da infância.
Esperamos que esse post tenha sido útil para te ajudar a escolher os melhores brinquedos para a festa do seu filho, de acordo com a fase do desenvolvimento em que ele se encontra.
Lembre-se de escolher brinquedos seguros e que sejam recomendados para a idade da criança.
Uma dica extra é alugar brinquedos, pois além da praticidade, é uma forma mais econômica que comprar e guardar os brinquedos em casa. Divirta-se e boa festa!